Soluções aquosas de substâncias inorgânicas

A análise quantitativa inorgânica baseia-se principalmente na observação de reações químicas conduzidas em soluções aquosas. raramente são usados outros solventes, a não ser para processos e testes especiais. É, pois, importante ter um conhecimento geral das características das soluções aquosas de substâncias inorgânicas..

A solução é um produto homogêneo obtido quando se dissolve uma substância (denominada soluto) num solvente (água). As substâncias podem ser classificadas em dois importantes grupos de acordo com seu comportamento quando se passa uma corrente elétrica através de suas soluções. No primeiro grupo enquadram-se as que conduzem a corrente elétrica, então as soluções sofrem alterações químicas O segundo grupo é composto de materiais que, quando dissolvidos em água, não conduzem a corrente elétrica e permanecem sem modificações. As primeiras são denominadas eletrólitos e nelas estão incluídas, com poucas exceções, todas as substâncias inorgânicas (tais como: ácidos, bases e sais); as segundas são ditas não-eletrólitos e são exemplificadas por materiais orgânicos, tais como: cana-de-açúcar, manose, glicose, glicerina, etanol e uréia. Deve-se regisrtar que uma substância que se comporte como um eletrólito em água, por exemplo cloreto de sódio, pode não formar uma solução condutora em outro solvente, como o éter ou o hexano. No estado de fusão, a maioria dos eletrólitos conduzirá a eletricidade.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License